Comportamento sexual em tempos da AIDS

29 de outubro de 2015| Sem categoria

O quarto e penúltimo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT/2015), da Idema foi marcado com a presença da enfermeira Marlice Druck, da Secretaria de Saúde de Santa Maria.

Antes de iniciar a palestra Marlice citou o “Novembro Azul”, que trata da saúde masculina e aborda o câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais mata os homens no país, por isto esta campanha é tão importante quanto o “Outubro Rosa”. A enfermeira ressaltou que infelizmente muitas vezes os homens não possuem o hábito de realizar exames periódicos como as mulheres.

Quanto a temática da palestra, os números assustam, atualmente cerca de 50 milhões de pessoas, no mundo inteiro, já possuem o vírus HIV. Marlice apresentou a diferença de ser HIV e estar com a Aids, pois HIV é o vírus transmissor da doença que mata as células de defesa do organismo e pode ser transmitido através de relações sexuais e outras formas de transmissão, já a AIDS é a doença desenvolvida/manifestada.

Segundo as estatísticas 74,7% dos homens e 25,3% das mulheres já foram infectadas no Brasil, por isso o alerta sobre a importância da prevenção e as principais formas de transmissão. Marlice também abordou os tipos de sintomas da doença e a importância de se realizar o teste que comprova ou não a infecção do vírus. Este teste pode ser feito em qualquer Unidade de Saúde ou na Casa 13 de Maio (centro especializado na cidade). No final, ela abriu espaço para perguntas e distribuiu material informativo, além de preservativos. ‪#‎sipat ‪#‎cipa ‪#‎agrimec ‪#‎segurança ‪#‎saúde #prevenção

pt Portuguese
zh-CN Chinese (Simplified)en Englishpt Portuguesees Spanish